Aglomerados
UM ESPAÇO INTEGRADOR DE INTERVENÇÕES

Organização
Daniele Santos
Isabel Cafezeiro
Ivan da Costa Marques
Produção deste sítio
Daniele Santos
Isabel Cafezeiro
Aglomerados anteriores
Aglomerados 2017 VII Esocite.BR/TecSoc
Aglomerados 2015 VI Esocite.BR/TecSoc
Ato-Rede e além... no Brasil - ¿as teorias que aqui gorjeiam não gorjeiam como lá? (2013)
Ato-rede 2012
Avaliação da produção científica brasileira: pensando com a história das ciências (2011)
O espaço de aglomerados desse ano assumiu uma organização diferente dos anos anteriores para aproveitar a proximidade do CEFET (que sediou o VIII ESOCITE) com as comunidades dos arredores e com os estudantes de graduação e ensino médio.
A proposta original era formar aglomerações de intervenções em torno de temas/problemas, em um processo que se prolongaria pelos meses de abril e junho. No entanto, não foi possível assegurar a participação das comunidades e estudantes nesse processo.
Para evitar que o momento do encontro presencial já estivesse pré-formatado, optamos por não fazer a proposição de temas/problemas e nem a inscrição prévia de intervenções.
As aglomerações do VIII ESOCITE foram presenciais e espontâneas, a partir dos temas surgidos na própria roda, aproveitando interesses e questionamentos de cada grupo.
A participação dos estudantes de graduação e do ensino médio trouxe para o nosso debate inquietações que não costumam fazer parte de nossas pesquisas e do nosso convívio. Ao mesmo tempo, os aglomerados abriram uma porta para a presença ativa destes estudantes no meio científico.
Infelizmente, as comunidades não se fizeram presentes nos aglomerados, o que nos indica a necessidade de buscar meios mais efetivos de diálogo, e possivelmente, no congresso de 2020, efetivar um espaço onde a comunidade possa também falar e ser ouvida.